sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Google confirma ataque a Gmail e obriga a troca de senhas

O Google confirmou que o Gmail foi alvo de «um amplo esquema de phishing», com 500 contas de endereços electrónicos a serem afectadas. «Os crackers conseguiram informações para entrar nas contas», explicou um assessor do portal de buscas.


Assim, a companhia obrigou os utilizadores afetados a renovar a sua senha, entre outras medidas de segurança. "Vamos continuar a forçar a troca de senhas se encontrarmos mais contas afetadas", garantiu a companhia.
A BBC News afirmou ter visto duas listas com mais de 30 mil utilizadores e senhas de servidores de e-mail que foram publicadas na Internet. O documento inclui pormenores sobre milhares de contas da Microsoft também, nomeadamente MSN, Windows Live e Hotmail, que foram igualmente acedidas sem autorização recentemente.
O ataque "não foi uma falha de segurança no Gmail, mas sim um golpe, para conseguir informações pessoais dos cibernautas", garantiu o Google. O esquema de phishing é quando os cibercriminosos se fazem passar por empresas credíveis e enganam os utilizadores, enviando e-mails aos quais respondem fornecendo sempre qualquer tipo de dado pessoal.

Nenhum comentário: