terça-feira, 13 de abril de 2010

HP compra a 3Com e acelera sua estratégia de infraestrutura convergente

Por Nátaly Dauer

A HP anunciou ontem a conclusão da aquisição da empresa de soluções 3Com Corporation por aproximadamente 2,7 bilhões de dólares, algo em torno de 4,8 bilhões de reais. O processo de aquisição foi anunciado em novembro último e sua conclusão esta semana não trouxe nenhuma surpresa quanto ao anunciado anteriormente – exceto pelo fato de que se esperava o fechamento para o meio do ano.

Com a ação, a HP agregará produtos e serviços de redes, roteamento e segurança da 3Com nas suas soluções de HP ProCurve, a linha de networking da empresa. Isso fortalece a estratégia de infraestrutura convergente que a HP quer adotar, baseada na integração de servidores, soluções de armazenamento, rede, gerenciamento, instalações, além de outros serviços.

De acordo com a assessoria da empresa no Brasil, a integração permitirá aos usuários do HP ProCurve simplificar suas redes, implantar estruturas completas em empresas e melhorar a capacidade de entrega de serviços de TI, aumentando ainda seus recursos de segurança. Obviamente, a HP espera com isso também aumentar sua penetração nas empresas oferecendo soluções em que o cliente não precise de outros fornecedores.

O acordo fortalece a HP na disputa pela liderança do mercado de redes, que está entre a Cisco, a Juniper e a Brocade, já que expande sua oferta de soluções de redes cabeadas e sem fio e inclui soluções de roteamento em seus serviços. Além disso, fortalece também sua posição no mercado chinês, onde a 3Com era bastante forte.

A aquisição também fortalece a HP frente a IBM e Sun (agora Oracle), suas inimigas figadais no mercado de “soluções globais” de TI, podendo oferecer soluções completas encampando hardware, servidores Unix e Windows, estações de trabalho, infra-estrutura e, agora, redes e conectividade.

Nenhuma das empresas divulgou outros detalhes sobre a integração de produtos ou a fusão de operações (o que possivelmente incluirá demissões), mas a HP promete novas informações em breve.

 

Nenhum comentário: